segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Doce diagramação

Eu gosto muito desta diagramação que fizemos para a segunda edição da Revista 1895 by Reebok... Assim como o assunto, os recursos gráficos utilizados passam sofisticação, leveza e bom gosto. A matéria fala sobre a história dos principais espumantes franceses, em especial o Veuve Clicquot, definido pela própria fabricante como "arte".

De fato, beber Veuve Clicquot é sinal de opulência. Uma garrafa de 750 ml no Brasil custa cerca de R$ 180. Mas a doce trajetória do grupo começou da maneira mais amarga possível: com uma mulher que se viu viúva aos 27 anos e mãe de uma filha de três. (Eis a origem do nome. Viúva em francês é "veuve", que se juntou ao Clicquot do marido).

A viúva em voga é Nicole-Barbe Ponsardin que, em vez de lacrimejar a morte do marido François Clicquot, em 1805, tratou de trabalhar duro naquilo que ele havia deixado de herança: a Maison Clicquot-Muiron, promissora casa de champanhes e vinhos na cidade francesa de Reims.

A visionária viúva não se acomodou em produzir suas bebidas para consumo interno. Tanto que passou a exportar 110 mil garrafas logo nos primeiros anos de reinado a frente da empresa.

Veuve morreu em 1866, aos 89 anos. Mas seu legado e sua história transcendem os séculos e seu "combustível da alegria", como é chamado o champanhe na França, está presente em 150 países, atualmente.

Para ler esta e outras matérias da 1895 na íntegra, acesse: http://www.1895magazine.com.br/

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